A operadora portuária chinesa COSCO Shipping Ports, sediada em Hong-Kong e subsidiária da COSCO, assinou recentemente um acordo com a peruana Volcan Compañía Minera (Volcan) para lhe adquirir 60% da Terminales Portuarios Chancay (Chancay Terminal) por cerca de 197 milhões de euros, dos quais 49 milhões pagos numa fase inicial, refere o World Maritime News.
Com esta aquisição, a COSCO Shipping Ports estabelecerá a sua primeira subsidiária na América do Sul e fará o que é considerado o primeiro investimento empresarial chinês num terminal portuário deste sub-continente, segundo o mesmo jornal.
Situado 58 quilómetros a norte de Lima, a capital do Perú, o porto de Chankay é um porto natural de águas profundas, com uma profundidade máxima de águas de 16 metros, capaz de acomodar mega-navios. O mesmo jornal, citando a COSCO Shipping Ports, refere que a Chankay Terminal é dona do terreno, pelo que não tendo que pagar concessão, pode aplicar todos os seus recursos no desenvolvimento da infra-estrutura.
A Volcan começou a realizar trabalhos de pesquisa para a construção deste terminal há muitos anos. A sua construção inclui uma componente multiusos (multi-purpose), uma zona para contentores e instalações infra-estruturantes. A primeira fase contemplará quatro cais, dos quais dois são multiusos e dois para contentores (com uma capacidade anual para um milhão de TEU).
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística