CMA CGM

A CMA CGM já mandou avançar as dragagens e obras infra-estruturais do seu futuro hub nas Caraíbas, o Terminal de Contentores de Kingston, refere o World Maritime News.

O anúncio foi feito na sequência da decisão da empresa de tornar o terminal jamaicano num hub estratégico que ligaria a Costa Leste dos Estados Unidos, o Golfo do México, as Caraíbas e o norte do Brasil, depois da ampliação do Canal do Panamá.

Os trabalhos deverão começar imediatamente, refere o jornal, com base em informações da empresa, e depois de concluídos poderão converter o terminal a um dos três principais terminais de contentores das Caraíbas.

As obras estarão a cargo da Vinci, Jan de Nul e EMCC, e o financiamento foi concedido por parceiros institucionais (Inter American Development Bank – IIC, Agence Française de Développement – Proparco, DEG e FMO) e financiadores privados (CIBC First Caribbean, CIFI, Cordiant), refere o site da empresa.

As instalações terão um cais de 2.400 metros, uma superfície de 80 hectares e 15,5 metros de profundidade. Estarão equipadas com 14 guindastes de pórtico, aos quais se juntarão mais dois, mais tarde, e outros dois posteriormente. Terão ainda 60 straddle-carriers que aumentarão a capacidade de movimentação anual de contentores no cais até 3,6 milhões de TEU.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill