A DNV GL, a CMA CGM e a Gaztransport & Technigaz (GTT) assinaram um acordo de cooperação com a ABB, Caterpillar’s Solar Turbines e a OMT para a segunda fase do projecto PERFECt (Piston Engine Room Free Efficient Containership), relacionado com a investigação de um sistema de ciclo combinado de turbinas a vapor e a gás (ou COGAS, sigla em inglês) a gás natural liquefeito (GNL) em ULCVs (ultra large container vessels) movidos a electricidade, os maiores porta-contentores da actualidade, com capacidades próximas das 19 ou 20 mil TEU, comprimentos superiores a 360 metros e calados com mais de 15 metros.
De acordo com meios de comunicação internacionais, nesta fase vai estar em análise a concepção técnica do projecto e a sua viabilidade comercial, depois dos resultados promissores da primeira fase relativamente à competitividade do design do sistema face ao dos navios a gás natural liquefeito (GNL) com sistema de propulsão convencional. Nessa fase, a DNV GL, a CMA CGM e a GTT apresentaram um estudo sobre a viabilidade do sistema COGAS em ULVCs a GNL alimentados a electricidade.
Com base nos resultados desse estudo, segundo o World Maritime News, considerou-se que o design do PERFECt permitia maior potencial de capacidade de carga, um layout mais flexível e custos de manutenção mais reduzidos do que os designs dos sistemas comparáveis alimentados com métodos convencionais, como o HFO (heavy fuel oil) e GNL. De acordo com o estudo, deixa de ser necessária uma casa das máquinas. Os três motores principais, organizados num eixo comum, podem ser operados independentemente uns dos outros, permitindo maior redundância, fiabilidade e segurança.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística