Fontes de informação chinesas, citadas pelo Green4Sea, anunciaram que a China acaba de lançar o primeiro navio de carga integralmente propulsionado a energia eléctrica. Por ora, vai navegar no Rio das Pérolas e transportar carvão para uma central eléctrica
NELO Kayaks

Segundo anunciou o Green4Sea, foi lançado o primeiro navio de mercadoria integralmente eléctrico, fabricado pelos estaleiros chineses Guangzhou Shipyard International Company Ltd. De acordo com o mesmo meio de comunicação, trata-se do primeiro navio do seu género a utilizar uma bateria de lítio como fonte propulsora.

O Green4Sea refere também que o navio, de 70,5 metros de comprimento, pode viajar a 12,8 quilómetros por hora sem quaisquer emissões ou poluentes gasosos. Além disso, será capaz de viajar até 80 quilómetros depois de ter sido carregado durante duas horas. E terá uma capacidade para transportar duas mil toneladas de produtos.

Inicialmente, o navio navegará na secção interior do Rio das Pérolas e transportará carvão para uma central eléctrica, terá afirmado o Director-geral dos estaleiros fabricantes. O mesmo responsável terá acrescentado que este navio pode reduzir os custos de navegação para os operadores de energia eléctrica.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill