A FortisBC, a True North Energy Corporation e a CIMC ENRIC Holdings Limited envolveram-se num projecto-piloto que poderá significar uma forma mais célere e económica de fazer chegar GNL à China, que se prepara para ser o segundo maior importador mundial do produto
GNL

O Canadá exportou o seu primeiro carregamento de gás natural liquefeito (GNL) em contentores para a China, refere o World Maritime News. Tratou-se de um projecto-piloto que visa testar a viabilidade desta solução, mais prática e económica, pois não requer investimento na importação e exportação dos terminais de GNL.

Segundo o jornal, o GNL foi fornecido pelas instalações da FortisBC em Tilbury e o equipamento e a logística pela True North Energy Corporation e CIMC ENRIC Holdings Limited. O embarque foi em Vancouver, no Canadá.

Considerado por Douglas Stout, Vice-Presidente do Departamento de Mercado e Desenvolvimento de Relações Externas da FortisBC, um “passo pequeno mas significativo para a indústria de exportação de LNG da B.C.”, este projecto significa também um passo importante para a China que, no próximo ano, pretende ser o segundo maior importador do mundo de GNL.

Para a FortisBC, o projecto também é importante, dado que investiu na ampliação das instalações de armazenamento de GNL de Tilbury e em soluções inovadoras de transporte deste produto. A empresa tem ainda procurado formas criativas de levar o GNL canadiano à Ásia.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill