A campanha decorrerá sob o mote «Voice for the Ocean», em paralelo com uma consulta pública online sobre temas relacionados com o mar, os rios, os lagos e as zonas costeiras destinada a criar uma agenda para os eurodeputados
DNV GL

O Porto acolhe nos dias 9 e 10 de Novembro uma campanha dedicada à protecção e valorização de lagos, rios, oceanos, ondas e litorais promovida pela organização não-governamental Surfrider Foundation Europe sob o mote «Voice for the Ocean».

Entretanto, no âmbito desta campanha, que decorre noutras quatro cidades europeias, está em curso uma petição online desde 1 de Junho e até 14 de Dezembro, com “questões relacionadas com o oceano identificadas como prioritárias para a agenda política dos futuros deputados europeus que serão eleitos nas próximas eleições parlamentares de 2019”, refere a organização.

Com os resultados obtidos nas respostas e que serão apresentados publicamente a partir de Janeiro de 2019, a organização espera sensibilizar os candidatos a eurodeputados e conseguir que eles considerem as conclusões nos seus programas eleitorais para as eleições europeias.

“Os resultados serão processados por profissionais, de modo a identificar as principais prioridades apontadas pelos cidadãos, de forma a identificar as medidas que receberam o maior apoio dos cidadãos. Estes resultados, analisados na íntegra, servirão de base para a argumentação apresentada pela Surfrider Foundation Europe aos candidatos europeus”, refere a organização.

Em causa estão 8 questões sobre quatro tópicos – poluição dos oceanos (essencialmente plásticos), exploração de recursos e transição energética, turismo sustentável e o oceano e eu (partilha do conhecimento sobre o oceano, riscos associados às alterações climáticas nas zonas costeiras).

Além do Porto, a campanha desenvolve-se em Burgas (Bulgária), Paris (França), Bruxelas (Bélgica) e Málaga (Espanha) e contempla eventos de sensibilização nas escolas, reuniões e eventos locais, denúncias da poluição e apelos contra a proliferação da construção na orla costeira, além da consulta pública digital em curso.

A Surfrider Foundation Europe, sem fins lucrativos, nasceu em 1990, em Biarritz (França) “pelas mãos de um grupo de surfistas locais para proteger e valorizar rios, lagos, oceanos, as ondas e todo o litoral de forma mais sustentável” e tem hoje mais de 12 mil membros na Europa, estando representada “em 9 países através dos seus capítulos de voluntários” que são “pessoas de todas as esferas da vida, com uma paixão comum pelo oceano e dedicação para cuidar do litoral”, refere a organização.Durante a sua existência, adquiriu experiência nas áreas de investigação e acção local, bem como na criação e distribuição de ferramentas educativas”, acrescenta.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill