Excesso de oferta, tarifas baixas e menos procura podem explicar o fenómeno, diz a consultora Drewry
Drewry

No princípio de Julho, mais de 300 porta-contentores de várias dimensões com uma capacidade combinada para 800 mil TEU estavam imobilizados e alguns deles, incluindo os Panamax mais antigos (capacidade aproximada de 3.000 a 4.500 mil TEU), deverão ser vendidos para demolição, segundo a consultora Drewry, citada pelo World Maritime News.

A consultora associa o fenómeno à crescente oferta de capacidade de carga no transporte marítimo, tarifas de frete baixas e também a uma época fraca nas rotas transpacífico (apesar do início de Julho representar, tradicionalmente, o pico das exportações asiáticas). Além disso, a Drewry refere que nos dois últimos anos, em Julho, capacidade total dos navios inactivos era inferior a um quarto da actual.

É igualmente referido que os navios imobilizados de 3 a 5 mil TEU e de 5 a 8 mil TEU se tornaram mais frequentes do que nos dois últimos anos e que apenas se existem cinco navios de 13 mil TEU nessa situação. A abertura do Canal do Panamá expandido terá contribuído para a inactividade de navios de 4.500 a 5.000 TEU, mas a tendência estende-se ao segmento dos porta-contentores de capacidade inferior a 3 mil TEU.

Segundo a mesma fonte, os navios imobilizados representam actualmente 4% da frota mundial (apesar do aumento do volume de desmantelamentos), contra 1% no mesmo período do ano anterior, “o que não pressagia nada de bom em termos de utilização de activos para a época baixa”, refere a Drewry.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill