A CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), está a realizar um estudo de mercado para “avaliar as necessidades de qualificação das empresas ligadas ao setor naval”, refere o consórcio INOV C 2020 em comunicado.
Recorde-se que o consórcio, chefiado pela UC, é co-financiado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18 de Abril de 2017 e 17 de Outubro de 2019, e concedeu apoio financeiro a este estudo de mercado, no âmbito de um projecto candidato designado HUB Naval (um dos 9 projectos complementares que integram a Rede de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação INOV C 2020).
Refere ainda o INOV C 2020 que “devido aos constrangimentos impostos pela passada crise financeira, as indústrias navais sofreram uma considerável perda de mão-de-obra” e que “com o retomar normal da sua actividade, as indústrias navais não conseguem captar recursos humanos especializados capazes de fazer face às suas necessidades”.
Segundo Luis Figueiredo Silva, coordenador do projecto, além do estudo em curso, que “será disponibilizado gratuitamente a todos os associados colectivos da CMM”. esta iniciativa visa “o levantamento das ofertas já disponíveis no mercado para suprir essas mesmas necessidades. “O projecto, pretende ainda perceber a falta de know-how especializado na região para que numa fase subsequente se possam analisar formas de colmatar essas deficiências”, refere o consórcio.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística