Apesar de todas as dificuldades que têm enfrentados nos últimos anos, a Grécia continua a ser maior nação mundial em armação de navios, com uma quota de cerca de 16% em termos de tonelagem bruta.

A comunidade de armadores gregos, não obstante as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, seja n que respeita às políticas e fiscais nacionais, seja em relação às dificuldades do mercado em geral, continua a constituir-se com a maior comunidade de armadores de todo o mundo, detendo uma quota de mercado na casa dos 16% em termos de tonelagem bruta e de 18% no que respeita ao número de navios.

Estes dados foram revelados agora por um relatório da Clarksons Research onde se destaca igualmente a segunda posição ocupada pelo Japão, com uma quota de 13% em termos de tonelagem bruta, a China com cerca de 11% e a Alemanha com 7%.

De sublinhar igualmente o facto de a frota helénica ter inclusive aumentado a frota em cerca de 7% em 2015, o que representa também o maior aumento verificado entre todas as principais nações armadoras no mesmo período.

O mesmo relatório contabiliza igualmente o valor da frota helénica em serviços na casa dos 91 mil milhões de dólares (82 mil milhões de euros), o terceiro valor em termos mundiais, logo atrás dos Estados Unidos, devido ao peso dos Cruzeiros.

No que respeita aos tipos e navios, a frota grega mantém predominantemente a sua tradição, dividindo a frota entre 47% de graneleiros e 37% de navios tanque, contabilizados em termos de tonelagem bruta.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill