Está em processo de divulgação internacional, através da Sapec, a área do projecto Blue Atlantic, situada «entre a infra-estrutura do Trem Naval e o Terminal Alstom, a cerca de um Km a montante do Terminal Sapec», informa a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). Tal como sucede na área central do Porto de Setúbal, entre o Terminal Ro-Ro Coelho da Mota e o Terminal Sapec, igualmente sujeita a divulgação internacional, o objectivo do processo é obter manifestações de interesse nas zonas em questão.
No primeiro caso, é possível implantar um novo cais de 800 metros e uma ampla «área industrial e logística adjacente no SapecBay». No segundo, existe uma «capacidade acrescida de 1,5 milhões de TEU, a adicionar à oferta actual de 500 mil TEU». Ambas as áreas representam um potencial de expansão do Porto de Setúbal para «novos terminais portuários de mercadorias com uma frente de cais até cerca de mais 3 Km», esclarece a APSS.
De acordo com a APSS, também está em curso o «estudo de impacte ambiental das dragagens que permitirão em breve a entrada no porto de navios de contentores em qualquer maré com 4 mil TEU e a entrada de navios de granéis e carga geral até 14 m de calado».
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística