Lídia Sequeira, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), aproveitou a conferência «Conhecer o Mar: investigação e inovação», organizada esta semana conjuntamente com a Câmara Municipal de Setúbal (CMS) no âmbito da Semana do Mar 2018, para reconhecer que desde que assumiu o cargo actual, a cooperação entre a APSS e a autarquia tem sido muito positiva e manifestou confiança de que assim continuará.
Na ocasião, a presidente da APSS considerou que o desenvolvimento do porto de Setúbal implica o envolvimento da cidade de Setúbal, e nesse contexto, da CMS. Dessa forma, e através dos novos projectos de acessibilidades marítimas e ferroviárias, a cidade poderá beneficiar de desenvolvimento económico, combinando estratégias.
Também presente, a presidente da CMS, Maria das Dores Meira, confirmou este entendimento entre a autarquia e a administração portuária, num momento especialmente importante para a APSS, salientando os benefícios dessa colaboração em prol do porto e da própria cidade. A autarca lembrou igualmente a importância do mar para o país e o interesse em aproximá-lo das populações.
Estiveram igualmente presentes Nuno Lourenço, Vogal do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), que apresentou o projecto do navio de investigação Mar Portugal, Ricardo Morgado, da ASM Industries, que apresentou o projecto WindFloat, desenvolvido pelo grupo português ASM (A. Silva Matos) e lembrou que o grupo concluirá no próximo ano o projecto WindFloat Atlantic, um parque eólico offshore para operar comercialmente ao largo de Viana do Castelo com três unidades, Susana Garrido, investigadora do IPMA, que apresentou o projecto Sardinha 2020, e Isabel Ventura, da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), que abordou o tema da aquicultura na Região de Setúbal.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
Um comentário em “APSS e Câmara de Setúbal em sintonia”