Foi recentemente anunciado aquele que será o primeiro navio porta-contentores autónomo e totalmente eléctrico do mundo, o Yara Birkeland, desenvolvido pela fornecedora norueguesa de tecnologias marítimas Konsberg com apoio da também norueguesa produtora de rações e fertilizantes Yara.
O navio começará a operar na segunda metade de 2018, ainda tripulado, mas transitará progressivamente para operações remotas ao longo de 2019, para funcionar de forma integralmente autónoma em 2020. Segundo responsáveis pelo projecto, este navio permitirá diminuir e 40 mil as viagens anuais de camião em zonas urbanas.
O Yara Birkeland dará um enorme contributo para a segurança rodoviária, ao reduzir as viagens de camião, e a melhoria do ambiente, dado que produzirá zero emissões, segundo referem responsáveis pelo projecto.
Ficando a dever o nome ao fundador da Yara, Kristian Birkeland, o navio começará a operar em 2018 transportando produtos da fábrica da Yara de Porsgrunn, na Noruega, para os portos noruegueses de Brevik e Larvik.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística