Andreia Ventura, do Grupo TMB, a concessionária do terminal multiusos do Beato, inserido no porto de Lisboa, foi eleita presidente da Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL).
No decurso do acto eleitoral que designou a sua presidente, a AOPL elegeu ainda o seu vice-presidente (Luís Figueiredo, do Grupo ETE) e Tesoureiro (Diogo Vaz Marecos, da Liscont).
Foram ainda eleitos o presidente do Conselho Fiscal (Ramalho Nacimento, da Atlanport) e respectivos vogais (Rodrigo Moura Martins, da Sotagus, e Sebastião Figueiredo, do Grupo TMB), bem como o presidente da Assembleia Geral (Carlos Silva, da Multiterminal) e respectivo Secretária (Olga Spencer, da TSA).
De acordo com a AOPL, esta eleição dos seus corpos sociais fica assinalada por ser a primeira vez, em 10 anos, que a associação agrega “todos os operadores do Porto de Lisboa – o Grupo ETE, Grupo YILPORT e o Grupo TMB”.
Entre as prioridades da nova direcção, a associação destaca a aposta no desenvolvimento do porto de Lisboa e na valorização económica da sua localização estratégica, quer para a cidade, quer para a região e mesmo para o país.
O reforço da ligação entre o porto e a cidade, o fomento de parcerias e entendimentos entre os respectivos stakeholders e a competitividade e concorrência do porto de Lisboa, “nomeadamente através da renegociação dos prazos das concessões de serviço público de movimentação de cargas”, conforme refere a AOPL, são outras das prioridades assumidas pela associação.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística