Pode ter nascido a entidade que maior papel virá a desempenhar no desenvolvimento do transporte marítimo não tripulado de mercadorias. Desde logo, porque a nova aliança espera ter um navio pronto em 2021, capaz de ser a referência futura no sector.
Transporte marítimo não tripulado

Na China, um grupo de entidades industriais, sob a chefia da HNA Technology Logistics Group e da China Classification Society (CSS), lançou uma aliança para o desenvolvimento de navios de carga não tripulados, referiu o World Maritime News. Segundo o jornal, o primeiro navio deste tipo deverá ser entregue em 2021 e constituir o modelo para o futuro transporte marítimo de carga.

Com o apoio de peritos da ABS, DNV GL, Chinese ship and Marine Engineering Design Institute, Shanghai Marine Diesel Engine Research Institute, entre outros, a aliança deverá vir a ter forte influência na indústria.

Segundo o jornal, a aliança pretende vir a ser pioneira na adaptação do transporte marítimo e da construção naval a um novo contexto tecnológico e de mercado, e os seus responsáveis acreditam que existem boas perspectivas de aplicação de resultados a obter.

De acordo com o mesmo meio de comunicação, a aliança deverá convidar mais instituições científicas e de pesquisa técnica, indústrias e utilizadores finais para desenvolver uma cooperação nas áreas do transporte não tripulado de mercadorias, construção de navios e operações.

Na opinião de Li Weijian, Vice-Chairman da HNA Technology Logistics Group, citado pelo jornal, “a aliança para o transporte não tripulado de carga é não só o organizador e líder do desenvolvimento futuro do transporte marítimo, mas também fundador e facilitador de novas regras técnicas”.

Já a CSS considera que vai trabalhar em conjunto com a indústria para desenvolver o transporte não tripulado de carga e a pesquisa associada, estabelecer padrões de transporte marítimo não tripulado, promover a revisão das regulamentações e fornecer serviços de assistência, verificação e inspecção.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill