Contrato com Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões tem duração de cinco anos
Porto de Leixões

A Endesa assinou um acordo por cinco anos com o Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões com o objectivo de obter mais eficiência energética naquela infra-estrutura. O acordo implicou “a substituição de 184 luminárias por tecnologia LED de alta eficiência em distintas torres de iluminação do porto”, que “alcançaram uma altura entre os 15 e os 25 metros”, informou a Endesa.

Graças a esta operação, desenvolvida em 33% da área portuária, permitiu poupar 70% no consumo de iluminação do porto, que passou de “800 MWh por ano para menos de 250 MWh”, representando uma economia “anual de 60.000 euros e uma redução de cerca de 227 toneladas de CO2 por ano, equivalentes a 73.000 árvores plantadas”, esclareceu a Endesa.

A mesma empresa informou igualmente que “renovou o contrato de fornecimento de energia em todo o porto de Leixões”, um acordo com a duração de 12 meses “e um valor de 3 milhões de euros”, que permitirá poupar cerca de 250 mil euros na factura eléctrica portuária.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill