Porto de Antuérpia

A Autoridade Portuária de Antuérpia assinou um acordo de cooperação com a Autoridade Portuária de Ahadid Rajaee, responsável pela gestão do porto iraniano de Bandar Abbas, pelo qual circulam cerca de 90 por cento dos contentores do Irão e metade das 200 milhões de toneladas de carga movimentadas nos 11 portos do país, refere o World Maritime News.

O acordo é válido por cinco anos, após o que é renovável, e prevê o intercâmbio de informação estatística, o desenvolvimento de projectos e colaboração mútua em programas de formação. Com o propósito de induzir o contacto entre empresas de Antuérpia com o mercado iraniano, as autoridades portuárias locais promoveram um seminário imediatamente a seguir à assinatura do acordo.

Até 2010, antes da aplicação das sanções internacionais, o porto de Antuérpia era o principal destino europeu das mercadorias provenientes do Irão. Em Março deste ano, a IRISL (Islamic Republic of Iran Shipping Line), regressou ao porto belga com um porta-contentores, pela primeira vez desde o levantamento das sanções ao Irão.

Segundo o jornal, citando as autoridades portuárias de Antuérpia, existem expectativas de que o movimento de carga contentorizada, fraccionada e de granéis aumente nos próximos meses naquele porto.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill