Já é possível verificar a posição de um navio, em tempo real, através de um smartphone. E, sem o problema da embarcação desligar o sistema de identificação no mar.
Banco Europeu de Investimento

Foi lançada, recentemente, pela companhia italiana Leonardo, uma plataforma online com um sistema de vigilância inovador, que fornece informações sobre a posição dos navios em tempo real, segundo comunicado oficial. Denominada, SEonSE (Smart Eyes on the SEas), esta pode ser acedida através de um computador ou de um smartphone.

Sistema que será notável para os armadores de navios de alto mar, principalmente os que frequentam zonas onde a pirataria é frequente, pois permite, não só, perceber se um navio for desviado, como qualquer actividade anormal a bordo.

Note-se que a pirataria, principalmente no Sudeste Asiático e na África Ocidental, custa milhões de dólares aos armadores, pelo que este novo sistema é “um grande passo” para o transporte marítimo.

Mas, não só, este pode fazer também um controlo da pesca ilegal, e da lei marítima em geral, ou mesmo servir de auxílio às análises de mercado que derivem do controlo de rotas, como refere Luigi Pasquali, Coordenador das Actividades Espaciais da Leonardo.

Recolhida através de vários satélites, a informação desta plataforma não poderá ser ocultada intencionalmente pelas embarcações, pois além do sistema de radar, tem um sistema de captura de imagens, para as embarcações que optam por não cumprir o sistema de identificação no mar.

Plataforma que, para além de informar sobre a posição dos navios, fornece os registos de navios do mundo, bem como informação meteorológica e oceanográfica.

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill