Em 2017, cresceu o volume (39%) e o valor (40%) do pescado nas lotas da Madeira face a 2016. O atum e similares e o peixe-espada preto foram as espécies mais capturadas
Banco Condor

O pescado descarregado em lota nos portos madeirenses durante 2017 atingiu quase 8 mil toneladas, mais 39% do que em 2016, adiantou o Diário de Notícias da Madeira com base em dados provisórios das Contas Económicas da Agricultura Regionais (CEAREG). Segundo o jornal, o valor de primeira venda foi de 21,6 milhões de euros, mais 40% do que em 2016, em linha com o aumento das capturas.

A publicação refere que esta evolução se deveu essencialmente ao aumento das capturas de atum e similares (+89%), a espécie mais abundante, que correspondeu a 65% das capturas (5,2 mil toneladas) e de peixe-espada preto (+13%), a segunda espécie mais abundante (capturas de 2,2 mil toneladas). O atum e similares registaram receitas de 12,6 milhões de euros em primeira venda (+71%) e o peixe-espada preto 7,6 milhões de euros (+11,4%).

Refere-se igualmente que de acordo com o CEAREG, só em 2004 é que as capturas excederam as de 2017. Mas em valor, 2017 foi o ano com cifra mais elevada de sempre. Os resultados, considerados positivos, não são acompanhados pela evolução correspondente da frota, refere o jornal, lembrando que no final de 2017 estavam licenciadas 92 embarcações para a actividade (menos oito do que em 2016).

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill