Economia Azul

Em 12 e 13 de Setembro, o Museu Marítimo Internacional de Hamburgo vai acolher a 1ª Cimeira do Fórum para a Ciência e Empresas da Economia Azul, organizado pela Comissão Europeia (CE), com cerca de 200 operadores.

O Fórum para a Ciência e Empresas da Economia Azul foi oficialmente lançado em Maio de 2015, na Grécia, e faz parte do esforço da CE para aproveitar o potencial decorrente dos 5 milhões de empregos e 4% do PIB europeu proporcionados pelas actividades marítimas e marinhas.

Em Setembro, os participantes deverão propôr soluções para aumentar a competitividade nas tecnologias marítimas e marinhas, melhorar a cooperação entre os sectores científico e industrial e provar plenamente o valor das tecnologias inovadoras, atribuir-lhes prioridades e colocá-las no mercado.

Por outro lado, estarão em discussão os constrangimentos que dificultam a comercialização de tecnologias azuis inovadoras na União Europeia (UE), o que deverá colocar em cima da mesa o tema do acesso ao financiamento para a inovação e a proposta da CE sobre o Conselho Europeu para a Inovação, enquanto oportunidade para os cientistas-empreendedores da economia azul.

Deverão igualmente ser produzidas recomendações sobre o aproveitamento dos resultados já existentes em matéria de pesquisa, inovação e tecnologia – susceptível de acelerar a comercialização de tecnologias marinhas -, a aproximação entre as comunidades científica e empresarial, a colaboração inter-sectorial e o papel das medidas regulatórias e financeiras da CE no incremento dos investimentos na economia azul.

Para a mesma ocasião, a DGMARE (Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas) da CE, vai promover a cerimónia dos Blue Economy Business Awards 2016, que decorrerá durante o Jantar de Gala e premiará indivíduos e organizações que tenham dado um contributo relevante para a inovação na economia azul. O júri também seleccionará a Mulher do Ano na Economia Azul e Estrela Azul Ascendente do Ano (até 35 anos).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill