Previstas vendas de 40 milhões de toneladas para demolição

Durante este ano, deverão ser vendidas cerca de 40 milhões de toneladas para demolição de graneleiros de transporte de sólidos, o que fará de 2016 o ano mais movimentado de sempre no desmantelamento de navios, de acordo com dados da BIMCO (Baltic and Maritime Council), uma associação privada de armadores e operadores de transporte marítimo internacional.

A previsão surge no contexto de um mau começo de ano para o transporte marítimo, associado a uma erosão das tarifas dos fretes, que têm caído desde o princípio de Janeiro. A BIMCO refere igualmente que apesar das más condições de mercado para o sector, 2015 ficou assinalado por um desmantelamento de 30 milhões de toneladas destes navios.

Outro dado divulgado pela BIMCO refere-se ao volume de encomendas de novos navios neste segmento, que atingiu 17,7 milhões de toneladas em 2015, o mais baixo desde 2001. A associação acrescenta que esse volume deverá ser ainda menor em 2016. No entanto, este ano deverão ser entregues 50 milhões de toneladas de novos navios, apesar dos atrasos, recalendarizações e adiamentos.

A Clarkson, fornecedora de serviços marítimos, adianta um registo de entregas de 92 milhões de toneladas para este ano, mas a BICMO considera 40% serão atrasadas por um ano, sendo que a maioria das entregas ocorrerão no primeiro semestre.

Analistas prevêem que a distribuição da nova capacidade de transporte marítimo deve permanecer inalterada face ao ano anterior. O que significa que 40% será no segmento capesize (transporte de 120 mil a 170 mil toneladas), 20% no panamax (transporte de 60 mil a 80 mil toneladas), 30% no handymax (transporte de 35 mil a 50 mil toneladas) e 10% no handsyze (transporte de 15 mil a 50 mil toneladas).

A BIMCO adianta também que as importações de carvão da Índia e da China cairão em 2016 ano, seguindo a tendência do ano passado. Este ano deverá ainda caracterizar-se pelo regresso da Índia à exportação de minério de ferro. Prevê-se igualmente que de Janeiro a Abril suceda uma diminuição de transporte, como é habitual nesta época do ano. Isto poderá provocar um desequilíbrio na entrega de navios, que tem seguido um padrão oposto nos últimos anos. Os novos navios têm sido entregues, normalmente, no princípio do ano.

A mesma entidade refere que um recorde no volume de desmantelamento de navios em 2016 poderá limitar o crescimento das frotas a 10 milhões de toneladas, pelo que a BIMCO considera desejável um aumento de carga transportada para cerca de 60 milhões de toneladas para equilibrar a relação entre oferta e procura de transporte marítimo.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill