A Região Administrativa Especial de Oecussi (RAEO), um enclave de Timor-Leste na metade indonésia da ilha de Timor, adjudicou directamente aos Estaleiros Navais do Mondego, concessionados à Atlanticeagle Shipbuilding, a construção de três pontões e três passadiços por cerca de 9 milhões de euros.
Embora autónomo, o contrato surge na sequência da construção de um ferry para Timor-Leste, encomendada à Atlanticeagle Shipbuilding pelo Governo timorense. A construção no navio está em curso e deverá ser concluída em Setembro deste ano. No caso dos pontões e passadiços, o projecto é simples e a obra é rápida, segundo apurámos junto da empresa.
Face à data prevista para a entrega do navio, os pontões, cada um com cerca e 50 metros, e os passadiços terão que estar operacionais algum tempo antes, prontos para o receber. De acordo com Carlos Costa, administrador da concessionária, “no máximo, em Março devemos arrancar com a obra”. Segundo apurámos, os pontões ficarão instalados em Oecussi, Dili e na ilha da Ataúro.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística