A China e o Koweit assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla inglesa) para o arranque do projecto Silk City, que inclui o desenvolvimento do porto de Mubarak Al-Kabeer e a construção de um aeroporto e de uma plataforma logística ferroviária para transporte de passageiros e mercadorias, refere o Safety4Sea.
Um indício da importância do projecto para a China, enquadrado na sua iniciativa «Uma Faixa, Uma Rota» (One Belt, One Road), foi a presença de representantes da Alibaba, Huawei e do China Development Bank na delegação chinesa de 35 pessoas que se reuniu com o Governo do Koweit para discutir o assunto, segundo refere a publicação, com base em informações da Kuwaiti News Agency.
De acordo com a publicação, a Silk City será construída em ilhas, que serão ligadas ao Koweit continental por uma ponte, a Ponte Jabar, que será quarta maior do mundo depois de concluída. Quanto ao porto, será construído pela Chinese Construction and Communications Company e operado sob o modelo de leasing de longa duração ou de uma parceria público-privada.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística