A China deu mais um passo na concretização do seu amplo projecto «Uma Faixa, Uma Rota» ao assinar um acordo com o Governo do Koweit para o arranque da 1ª fase da iniciativa Silk City, que inclui, entre outras propostas, a construção de um porto, um aeroporto e uma ponte, que será a quarta maior do mundo
Sillk City

A China e o Koweit assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla inglesa) para o arranque do projecto Silk City, que inclui o desenvolvimento do porto de Mubarak Al-Kabeer e a construção de um aeroporto e de uma plataforma logística ferroviária para transporte de passageiros e mercadorias, refere o Safety4Sea.

Um indício da importância do projecto para a China, enquadrado na sua iniciativa «Uma Faixa, Uma Rota» (One Belt, One Road), foi a presença de representantes da Alibaba, Huawei e do China Development Bank na delegação chinesa de 35 pessoas que se reuniu com o Governo do Koweit para discutir o assunto, segundo refere a publicação, com base em informações da Kuwaiti News Agency.

De acordo com a publicação, a Silk City será construída em ilhas, que serão ligadas ao Koweit continental por uma ponte, a Ponte Jabar, que será quarta maior do mundo depois de concluída. Quanto ao porto, será construído pela Chinese Construction and Communications Company e operado sob o modelo de leasing de longa duração ou de uma parceria público-privada.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill