A Hapag-Lloyd anunciou recentemente um novo tipo de contentor, com piso de aço. Segundo a empresa, este tipo de contentores, que se distingue dos tradicionais com piso em madeira, será o futuro, uma vez que permite transportar outro tipo de mercadoria e até em maior quantidade, segundo o Safety4Sea.
Ao contrário dos contentores de piso de madeira, aptos a “carregar 4,6 toneladas por metro, um contentor com o piso de aço poderá carregar mercadoria até 7,6 toneladas por metro. Uma diferença que se torna maior com um contentor de 40 pés, pois o piso de aço suporta o dobro do piso de madeira”, explicou David Piel, Gerente do Sector de Cargas Especiais. Além de que um piso de aço se desgasta menos, é facilmente lavável, tem mais estabilidade (pelo menor risco de danificar a carga) e é mais leve, tem cerca de 150 quilos, o que permite ao cliente carregar mais peso.
Pelo que, com este passo, as empresas pretendem igualmente contribuir para um transporte mais sustentável, grande meta universal do transporte marítimo, uma vez que existe não só uma diminuição de viagens, como menos desgaste dos contentores, e este é 100% reciclável.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística