Em mais uma incursão da União Europeia no espaço marítimo dos Estados membros, a Comissão Europeia lançou um estudo com orientações para uma visão global do ordenamento do espaço marítimo, com ideias sobre abordagens capazes de ir ao encontro das necessidades de todos os que, de alguma forma, dependem do mar
Wärtsilä

Num estudo recente denominado «Maritime Spatial Planning for Blue Growth», a Comissão Europeia (CE) fornece orientações e analisa diferentes práticas para ajudar os Estados membros a desenvolver as suas economias marítimas, refere o Safety4Sea. Desenvolvido em três partes, o estudo conclui que uma visão para o ordenamento do espaço marítimo é necessária aos Estados membros, embora não seja uma obrigação.

Na primeira parte do estudo, os autores esclarecem os diferentes formatos e elementos que devem presidir ao ordenamento do espaço marítimo e que podem contribuir para um plano eficiente capaz de considerar as diferentes necessidades e prioridades de todos os interessados na economia do mar.

Na segunda parte, são destacados nove tipos de actividade, “desde a energia eólica ao turismo marítimo”, refere a CE, e diferentes abordagens a cada um deles. A terceira e última parte fornece orientações para desenvolver indicadores (medidas de objectivos) de ordenamento do espaço marítimo, relacionados com o crescimento azul, os sectores marítimos e processos de organização do espaço marítimo.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill