A Hyundai Merchant Marine (HMM) vai encomendar 20 grandes porta-contentores, incluindo 12 com capacidade superior a 20 mil TEU e 8 com capacidade para 14 mil TEU, informou a empresa. Segundo se refere, os navios maiores serão destinados às rotas Ásia-Europa do Norte e os outros às ligações à Costa Leste dos Estados Unidos.
Face às obrigações de utilizar combustível marítimo com um teor de enxofre até 0,5% a partir de 2020, a HMM irá instalar depuradores (scrubbers) ou recorrer ao abastecimento por gás natural liquefeito (GNL) em todos os navios. A opção será tomada depois de dialogar com o estaleiro seleccionado para a construção, que ainda não está determinado.
A encomenda destes navios enquadra-se num plano a cinco anos do Governo sul-coreano para reforçar a frota de marinha mercante do país que contempla a construção de 200 unidades ao longo dos próximos três anos, incluindo 140 graneleiros e 60 porta-contentores.
Outra medida prevista no plano é o acesso das operadoras de transporte marítimo sul-coreanas a financiamento para a construção de navios, centralizado numa entidade já anunciada e que será criada para o efeito em Julho, denominada Korean Maritime Promotion Corporation. Em 2017 referia-se que esta entidade seria lançada com um capital de 3,6 mil milhões de euros.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística