O ano de 2018 fechou com 622 embarcações registadas no Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR), segundo dados da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM) sobre a evolução do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM).
De acordo com a SDM, em matéria de navios registados na Madeira, importa destacar “a diminuição da idade média dos mesmos para 11,7 anos, indicador demonstrativo de que o MAR tem capacidade para atrair armadores com embarcações de qualidade”.
Estes resultados do MAR ocorrem num contexto de “crescimento global do CINM”, que além do crescimento do número de navios registados, tem expressão no aumento de entidades licenciadas e do número de postos de trabalho.
Em matéria de emprego, dados da SDM de 31 de Dezembro de 2017, o último ano com dados apurados, referem que o CINM tinha 2.986 postos de trabalho directos (mais 148 do que em 2016) exclusivos da Madeira, ou seja, sem contemplar empregos exteriores à região autónoma, postos de trabalho indirectos e tripulantes de navios, que somariam 5.349 entre si.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística