Depois de uma primeira experiência em 2016, a Noruega cria outra zona de ensaios para navios autónomos, próxima de mais de uma dezena de estaleiros e duas dezenas de empresas de transporte marítimo
Green Award

A autoridade marítima e a administração costeira da Noruega, juntamente com um consórcio chefiado pela GCE Blue Maritime, chegaram a acordo para o estabelecimento de uma segunda área de testes em Storfjord, na região de Sunnmøre, destinada a navios autónomos ou não tripulados, refere o World Maritime News.

A nova área é um fiorde com uma extensão de 110 quilómetros escolhida por se situar na vizinhança de 14 estaleiros e 20 empresas de transporte marítimo do país e por já ser utilizada em ensaios de navios novos ou convertidos.

A primeira zona de testes para navios autónomos, os fiordes em Trondheim, escolhida em Setembro de 2016, resultou de uma colaboração entre a Norwegian University os Science and Technology (NTNU), a Kongsberg Seatex, a Kongsberg Maritime, a MARINTEK, a Maritime Robotics, o porto de Trondheim e a Autoridade Marítima da Noruega.

Com esta medida, a Noruega dá mais um passo na facilitação de testes de novos conceitos e programas de maior escala em Sunnmøre e nos fiordes adjacentes na zona mais a norte do oeste do país, Møre og Romsdal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill