A autoridade marítima e a administração costeira da Noruega, juntamente com um consórcio chefiado pela GCE Blue Maritime, chegaram a acordo para o estabelecimento de uma segunda área de testes em Storfjord, na região de Sunnmøre, destinada a navios autónomos ou não tripulados, refere o World Maritime News.
A nova área é um fiorde com uma extensão de 110 quilómetros escolhida por se situar na vizinhança de 14 estaleiros e 20 empresas de transporte marítimo do país e por já ser utilizada em ensaios de navios novos ou convertidos.
A primeira zona de testes para navios autónomos, os fiordes em Trondheim, escolhida em Setembro de 2016, resultou de uma colaboração entre a Norwegian University os Science and Technology (NTNU), a Kongsberg Seatex, a Kongsberg Maritime, a MARINTEK, a Maritime Robotics, o porto de Trondheim e a Autoridade Marítima da Noruega.
Com esta medida, a Noruega dá mais um passo na facilitação de testes de novos conceitos e programas de maior escala em Sunnmøre e nos fiordes adjacentes na zona mais a norte do oeste do país, Møre og Romsdal.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo