Os dois países procuram ampliar as relações bilaterais através do estabelecimento de uma linha regular de transporte marítimo entre portos no Mar Cáspio
IRISL

O Irão e uma empresa ferroviária estatal do Cazaquistão terão estabelecido uma empresa conjunta de transporte marítimo, refere a agência noticiosa iraniana Tasnim, com base em declarações de um director da Islamic Republic of Iran Shipping Lines (IRISL).

Segundo a agência, a empresa ficará sedeada na cidade portuária iraniana de Bandar Anzali e visa ligar a Ásia Central ao sul do Irão. Outros meios referem que tem por objectivo desenvolver o comércio bilateral entre os dois países e que nasceu da necessidade de criar uma linha regular de transporte de mercadorias entre os portos do Mar Cáspio.

Em vários meios são referidos mais detalhes. Além de estabelecer uma base que permite facilitar o transporte marítimo no Mar Cáspio, o acordo prevê uma cooperação dos dois países em gestão de terminais, transporte integrado entre os portos do sul do Irão e países da Comunidade de Estados Independentes (CEI), construção de terminais portuários e investimentos na reparação naval.

Na imprensa são igualmente citados números relacionados com o projecto. Alguns relatórios dão conta de que a nova empresa terá uma capacidade de transporte entre as 18 mil e as 36 mil toneladas de mercadorias por semana e que envolverá seis viagens mensais de portos iranianos para portos do Cazaquistão e da Rússia.

Vários meios recordam que este projecto foi anunciado pela IRISL em 2015 e conheceu progressos depois do levantamento das sanções económicas internacionais ao Irão, quando foi formalizado durante a visita do presidente cazaque, Nursultan Nazarbayev, a Teerão, no ano seguinte.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill