Foi lançada uma nova aliança internacional destinada a apoiar a transição da indústria do transporte marítimo e outras com ela relacionadas para uma economia de baixo carbono. A aliança tomou o nome de Global Industry Alliance (GIA) e foi lançada à margem do primeiro encontro do Grupo de Trabalho Inter-sessões para a Redução das Emissões de Gases com Efeito de Estufa da Organização Marítima Internacional (IMO, em inglês).
Treze empresas fundaram esta aliança, incluindo entre armadores, operadores marítimos, sociedades classificadoras, fabricantes de motores, fornecedores de tecnologias e companhias petrolíferas, sob a égide do Projecto GloMEEP, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Global Environment Facility (GEF) e da IMO destinada a apoiar os países em desenvolvimento a implementarem medidas de eficiência energética no transporte marítimo.
A lista é composta pela ABB Engineering (Shanghai) Ltd., DNV GL SE, Lloyd’s Register EMEA, MarineTraffic, MSC, Ricardo UK Ltd, Royal Caribbean Cruises Ltd., Shell International Trading and Shipping Company Limited, Silverstream Technologies, Stena AB, Total Marine Fuels Pte Ltd., Wärtsilä Corporation e Winterthur Gas & Diesel Ltd.
“Juntos, os parceiros da GIA irão identificar e desenvolver colectivamente soluções inovadoras relativas às barreiras comuns para implementarem tecnologias de eficiência energética e medidas operacionais”, lê-se no portal oficial da IMO. Entre as prioridades da aliança estão as tecnologias de eficiência energética e as melhores práticas operacionais, os combustíveis alternativos, a digitalização e outras actividades como a pesquisa e o desenvolvimento, exposições de novas tecnologias, encontros de debate entre elementos do sector e iniciativas para troca de informações.
Na ocasião, Kitack Lim, Secretário-Geral da IMO, declarou que “ao abrigo desta nova iniciativa de parceria público-privada, estes campeões da indústria, que vêm de diferentes sectores e podem ter diferentes estratégias de negócio no mesmo sector, reúnem-se para contribuir para levar a cabo alterações no sentido da descarbonização no transporte marítimo”.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística