Depois de ter sido afectada por um ataque informático, a Maersk restaurou operações em alguns terminais e repôs serviços de reservas através de uma plataforma global, mas ontem ainda permanecia por apurar o impacto total da ocorrência
HUUB

De acordo com notícias divulgadas ontem, a Maersk tinha restaurado as operações nos seus terminais poucos dias depois da empresa ter sido alvo de um ataque informático denominado Petya, no passado dia 27 de Junho. “A maioria dos nossos terminais já está operacional”, referia ontem o portal do grupo A.P.Moller-Maersk, embora reconhecendo que nalguns casos estivessem a funcionar mais lentamente do que o normal.

Na mesma informação do portal, o grupo referia que o problema estava sob controlo e que estava em curso um trabalho para recuperar tecnicamente os sistemas, alguns dos quais permaneciam deliberadamente em baixo, sem prejuízo de estar a ser atribuída prioridade a planos de continuidade. Até ontem, o grupo continuava a avaliar o impacto do ataque, pelo que ainda não era possível detalhar quantos sites e locais foram afectados nem quando todas as operações estarão normalizadas.

O grupo esclarecia também que a Maersk Oil, a Maersk Drilling, a Maersk Supply Services, a Maersk Tankers, a Maersk Training, a Svitzer e a Maersk Container Industry (MCI) permaneciam “operacionalmente não afectadas”. Segundo a Maersk, todos os navios da Maersk Line permaneciam sob controlo, os colaboradores estavam seguros e as comunicações com as tripulações e a gestão a bordo estavam a funcionar.

Na ocasião, o grupo referia que estava novamente a aceitar reservas, através da “INTTRA, a maior plataforma mundial de reservas”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill