No passado dia 1 de Março, foi feita uma apresentação de um motor auxiliar alimentado a Gás Natural Liquefeito (GNL) a bordo do ferry da Balearia Abel Matutes, que cruza diariamente a rota entre o porto de Barcelona e Palma de Maiorca, nas Canárias, refere o jornal Transporte XXI na sua mais recente edição.
A experiência foi a primeira concretizada no porto de Barcelona relativamente à utilização do GNL em navios como alternativa aos combustíveis tradicionais. Nesta iniciativa, em que participaram a Enagás e a Fenosa, foi instalado a bordo do navio um motor auxiliar a GNL e um tanque de armazenamento desse combustível.
Com isso, o navio, capaz de transportar 900 passageiros e 2.235 metros lineares de carga rodada, pode executar manobras de aproximação e saída em ambos os portos, refere o jornal. Além disso, este sistema permite ao motor auxiliar do navio produzir energia eléctrica durante o período em que está atracado, com o abastecimento ministrado através de um camião cisterna.
Outras iniciativas relacionadas com o abastecimento de navios a GNL pela Enagás estão previstas para este ano, como o abastecimento a partir de barcaças para operações de bunkering destinadas a distribuir o combustível até outros portos que não disponham de instalações regaseificadoras, ou a instalação de um motor a gás natural em terra que produzirá electricidade e substituirá o motor auxiliar alimentado a diesel de um navio da frota Suardiaz quando este estiver atracado no molhe Poente, conta o jornal.
Além destes e de outros projectos, qualquer um dos 99 navios que actualmente existem no mundo a navegar com GNL que aportem em Barcelona beneficiarão de uma bonificação de 50% na taxa que pagam à Puertos del Estado e uma redução adicional de 20% aplicada pela Autoridade Portuária de Barcelona.
Paralelamente, no próximo Verão, estará operacional a primeira estação de serviço para abastecimento de gás natural destinada a veículos pesados no porto de Barcelona, construída pela Galp, refere o jornal.
Um comentário em “Porto de Barcelona ensaia GNL”
Deixe um comentário Cancelar resposta
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
O GNL abrange o gás extraído por técnica de fracking, altamente poluente. Pode ser pior a emenda que o soneto…