Registo Internacional de Naios da Madeira

Na recente edição da newsletter do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), divulgada pela SDM –Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, os “excelentes resultados obtidos pelo Registo Internacional de Navios da Madeira – MAR” são considerados em risco.

Ali se escreve que “a inércia demonstrada pela área do Governo da República que tutela o sector a nível nacional em relação à tomada de medidas importantes para a competitividade do MAR preocupam a SDM, armadores e todo o sector da economia portuguesa que tem pugnado pelo desenvolvimento do cluster nacional do mar”.

Num balanço da actividade desenvolvida pelo MAR, a publicação recorda que no final de 2016 estavam ali registadas “491 embarcações, mais 92 do que no fim de 2015” e que a tonelagem de arqueação bruta dos navios de comércio ali registados passou de 7.925.042, em 2015, para 12.076.294, em 2016, o que representa um crescimento superior a 50%.

A idade média dos navios registados no MAR em 2016 situava-se nos 10,8 anos, uma descida face à idade média de 11,9 anos verificada em 2015, e a origem dos armadores inscritos conheceu diversificação, o que significa “uma expansão do MAR para outros países com frotas mercantes significativas”, segundo a publicação.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill