O Tribunal Popular de Hanoi, no Vietname, condenou à morte um antigo Director-Geral da empresa pública Vinashin Ocean Shipping (Tran Van Liem, de 62 anos) e o antigo Gestor Comercial da empresa (Giang Kim Dat, de 40 anos) por um desvio de cerca de 10,7 milhões de euros, referem diversos meios de comunicação.
No âmbito do mesmo processo, foi ainda condenado a prisão perpétua o contabilista chefe da empresa, Trần Văn Khương, de 67 anos, por desvio de 107 mil euros.
De acordo com a acusação, entre Julho de 2006 e março de 2007, Tran Van Liem, terá assinado contratos para aquisição de três navios estrangeiros (Vinashin Summer, do Panamá, Vinashin Island, da Croácia, e o Vinashin Phoenix, da Grécia). Autorizou Giang Kim Dat a negociar esses navios e foi acusado de desviar cerca de 135 mil euros.
Giang Kim Dat terá guardado a maioria do dinheiro, que terá depositado, juntamente com uma comissão, em 22 contas abertas em nome do pai, que foi condenado a 12 anos de prisão por branqueamento de capitais. Giang Kim Dat foi acusado de desvio de 10,5 milhões de euros.
Estes são os resultados, até agora, de uma investigação iniciada em 2010 pelas autoridades vietnamitas a propósito de dívidas acumuladas pela empresa no valor de 4,5 mil milhões de euros.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística