O reposicionamento de contentores vazios no mercado custa à indústria de transporte marítimo entre 14 mil e 18 mil milhões de euros anuais, cerca de 8% das despesas operacionais das empresas do sector, segundo Johannes Schlingmeier, consultor na BCG (Boston Consulting Group), citado pelo Turkish Maritime News.
O consultor fez esta referência em Roterdão, na última semana, durante um evento sobre a intermodalidade na Europa, e atribuiu o fenómeno a uma combinação de desequilíbrios comerciais estruturais e ineficiências das redes de transporte. Segundo afirmou, refere o jornal, 33% destes custos devem-se a ineficiências das empresas.
Johannes Schlingmeier esclareceu ainda que o elevado número de contentores vazios movimentado representa 29% do movimento total de contentores na Europa, 25% dos contentores movimentados na China, 16% do movimento no Médio Oriente, 15% do movimento nos Estados Unidos e 14% de todo o movimento na América Latina.
Para o consultor, o recurso a plataformas de análise de mercado, que aumentam a transparência de processos entre operadores e identificam necessidades de espaço e contentores vazios, podem contribuir para reduzir os actuais custos de movimentação destes contentores e facilitar a própria actividade.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística