Movimento de contentores vazios pode equivaler a 8% dos custos operacionais
contentores

O reposicionamento de contentores vazios no mercado custa à indústria de transporte marítimo entre 14 mil e 18 mil milhões de euros anuais, cerca de 8% das despesas operacionais das empresas do sector, segundo Johannes Schlingmeier, consultor na BCG (Boston Consulting Group), citado pelo Turkish Maritime News.

O consultor fez esta referência em Roterdão, na última semana, durante um evento sobre a intermodalidade na Europa, e atribuiu o fenómeno a uma combinação de desequilíbrios comerciais estruturais e ineficiências das redes de transporte. Segundo afirmou, refere o jornal, 33% destes custos devem-se a ineficiências das empresas.

Johannes Schlingmeier esclareceu ainda que o elevado número de contentores vazios movimentado representa 29% do movimento total de contentores na Europa, 25% dos contentores movimentados na China, 16% do movimento no Médio Oriente, 15% do movimento nos Estados Unidos e 14% de todo o movimento na América Latina.

Para o consultor, o recurso a plataformas de análise de mercado, que aumentam a transparência de processos entre operadores e identificam necessidades de espaço e contentores vazios, podem contribuir para reduzir os actuais custos de movimentação destes contentores e facilitar a própria actividade.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill