A Yilport e as autoridades portuárias do Mississipi chegaram a um entendimento que pode levar a um investimento da empresa turca no porto de Gulfport, precisamente no Estado do Mississipi, possivelmente sob a forma de uma parceria público-privada
Ocean Network Express
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Autoridade Portuária Estadual do Mississipi (APEM), dos Estados Unidos, chegou recentemente a acordo com a Yilport, subsidiária do grupo Yildirim e importante investidora em portos portugueses, para um investimento no porto de Gulfport, no Mississipi. De acordo com a Yilport e a APEM, depois de concretizado, este será o primeiro investimento da empresa num terminal portuário dos Estados Unidos.

De acordo com Robert Yuksel Yildirim, Chairman da Yilport, que identifica falta de investimento em muitos portos dos Estados Unidos, a sua empresa está comprometida com a autoridade portuária de Gulfport para “modernizar e melhorar a produtividade do terminal e dos serviços no porto de Gulfport, com recurso às mais modernas tecnologias, visando tornar este porto o mais competitivo da região”.

O mesmo responsável acrescentou que identifica “um grande potencial para aumentar o volume de carga no porto de Gulfport, particularmente em bens refrigerados provenientes dos terminais da Yilport no Equador, Perú e América Latina, dirigidos ao Midwest dos Estados Unidos”.

Já o CEO e Director Executivo do porto de Gulfport, Jonathan Daniels, considera que os responsáveis desta infra-estrutura estão a avaliar o que parece ser uma boa oportunidade para uma parceria público-privada com a Yilport, “que poderá conduzir a um investimento significativo em infra-estruturas adicionais e proporcionar maior cobertura global a ambas as partes”.

Jonathan Daniels disse ainda que a localização central do porto de Gulfport “permitirá à Yilport expandir as linhas de comércio internacional a partir de Gulfport e aumentar o movimento de mercadorias”. Na mesma nota, os subscritores recordam que o acordo agora firmado (uma carta de intenções, segundo se diz) ocorre depois de a autoridade portuária de Gulfport quase ter concluído um investimento aproximado de 610 milhões de euros num projecto de renovação portuária.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill