Dados da Clarksons Research relativos ao primeiro semestre registam momento negativo para os navios tanque e graneleiros.
GPL

No primeiro semestre deste ano, os very large gas carriers (VLGC), navios de transporte de gás com uma capacidade até 83 mil metros cúbicos de carga, registaram uma queda de 42% nos seus ganhos face à tendência desde a crise financeira de 2008, no âmbito de uma queda generalizada de receitas entre os navios tanque, refere o World Maritime News com base em dados da consultora Clarksons Research.

Citando a consultora, o jornal nota que os maiores navios assistem a uma correcção face a um mercado com uma frota em crescimento rápido e a um abrandamento do comércio petrolífero, bem como a um mercado de gás que permanece fraco.

De acordo com a consultora, o segmento dos graneleiros também têm ganhos abaixo da média, embora registem algum melhoramento. Já os navios Ro-Ro parecem ser os únicos com proveitos acima da média e o interesse do mercado na construção de ferries e navios de cruzeiro permanece sólido, com uma carteira de encomendas estimada em 36,7 mil milhões de euros, refere o jornal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill