Acordo assinado por 25,8 milhões de euros
Estações Náuticas de Portugal

A empresa norueguesa VARD, subsidiária do Grupo Fincatieri, foi escolhida para construir o primeiro navio porta-contentores eléctrico autónomo, o Yara Birkeland, concebido pelas também norueguesas Yara e Kongsberg. O acordo foi subscrito e tem o valor de 250 milhões de coroas norueguesas (25,8 milhões de euros). De acordo com a Yara, deverá ser lançado em 2020, para ser inicialmente operado de forma tradicional e depois de forma autónoma, a partir de 2022.

O Yara Birkeland não é um tema totalmente novo. Desde 2017 que a Yara e a Konsgberg reuniram esforços para conceber o primeiro navio porta-contentores autónomo, ou seja, capaz de navegar sem recurso a tripulação, e neste caso, com recurso a energia eléctrica. O navio terá a vantagem de contribuir para um transporte marítimo com menos emissões de CO2 e óxido de azoto e mais seguro numa área urbana densamente povoada. Em comunicado, a Yara refere o apoio da empresa pública ENOVA no valor de 133,6 milhões de coroas norueguesas (13,7 milhões de euros).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill