Há três consórcios com interesse na construção do porto seco do Cairo, no Egipto. O projecto será público-privado e terá um investimento de cerca de 88 milhões de euros.
Porto seco no Egipto

O anúncio foi feito pelo Ministério das Finanças do Egipto, quase 4 meses antes da apresentação dos projectos, que será em Maio, para ser posteriormente anunciado o consórcio vencedor, cujo acordo poderá durar até 30 anos, período após o qual o porto será propriedade do Estado.

 

Para tal, concorrem actualmente três consórcios: um, liderado pela Container Corporation of India, que é parceira da Hassan Allam Holding, do Egipto, e da PSA International Pte, de Singapura; outro liderado pela DP World, dos Emirados Árabes Unidos, juntamente com a Holding SAE, sediada no Egpito, para transporte marítimo e terrestre SAE; e um terceiro, formado pela Elsewedy Electric, do Egipto, que inclui a Schenker Egypt e a 3A International, sediada igualmente no Egipto.

 

O porto terá 104 hectares na denominada cidade 6 de Outubro, e servirá para despachar contentores que estão a ser operados nos portos de Alexandria e Dekeila, de forma a aliviar os mesmos e facilitar o tráfego de contentores. O projecto, que será público-privado, entre a Autoridade Geral dos Portos e os consórcios, terá um investimento de cerca de 88 milhões de euros.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill