A BIMCO analisou vários terminais portuários de granéis em todo o mundo entre 2015 e 2017 e concluiu que os de Santander, Bilbau e Quebeque tiveram os melhores desempenhos

Os três terminais de granéis com melhor desempenho do mundo entre Janeiro de 2015 e Dezembro de 2017 foram os de Santander e Bilbau, em Espanha, e Quebeque, no Canadá, segundo uma avaliação da BIMCO (Baltic and Internacional Maritime Council) a maior organização internacional de transporte marítimo do mundo, refere o World Maritime News.

O terminal de Santander ficou em primeiro lugar nas quatro grandes categorias, incluindo movimento de carga e descarga de mercadorias, amarração e arranjos do cais, partilha de informação entre navios e terminal e ainda equipamentos do terminal, refere o jornal.

De acordo com a BIMCO, citada pelo jornal, as principais críticas ao desempenho dos terminais feitas pelos representantes dos navios são a falta de qualificações linguísticas em alguns portos, a pressão permanente sobre os tripulantes, a burocracia portuária considerada desnecessária e autoridades portuárias ofensivas. Além disso, os portos piores classificados coincidiram na generalidade com aqueles em que serviços dos terminais foram considerados inexistentes ou excessivamente dispendiosos.

Segundo o jornal, a análise da BIMCO baseou-se em informação prestada por 115 navios, que forneceram 598 relatórios de 278 terminais de todo o mundo. A BIMCO reconhece, no entanto, que apesar de em 2017 se ter verificado um aumento de 35% no número de relatórios recolhidos face a 2016, ainda importa recolher mais dados para tornar válida esta análise estatística global.

A associação tem planos para examinar um mínimo de mil terminais de granéis sólidos a partir de um inquérito que possa servir para elaborar um relatório global mais robusto, seguido da comunicação dos resultados aos terminais e outras partes interessadas para que se obtenham melhorias nos procedimentos e melhores práticas.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill