Movimento de carga dos 110 principais portos atingiu 600 milhões de TEU. O top 10 permaneceu inalterado face a 2016
Alphaliner

Os 110 portos com maior movimento de carga do mundo registaram um movimento equivalente a 600 milhões de TEU em 2017, mais 6,1% do que em 2016, segundo a consultora Alphaliner, citada pelo World Maritime News. O aumento do volume de carga movimentada é atribuído à recuperação da economia mundial durante 2017.

Deste total de portos, apenas 12 registaram uma quebra no movimento de carga. Os restantes 98 tiveram ganhos nessa matéria. Além disso, os principais 10 do ranking, dos quais 6 são chineses, permaneceram os mesmos de 2016, embora os seus ganhos individualizados tenham variado entre 1,6% e 14,1%.

E dos 10 portos com maior registo de carga movimentada, o porto de Ningbo, na China, que ficou em 4ºlugar no ranking, foi o que mais cresceu, precisamente 14,1%. Já o porto de Hong-Kong, também na China, 5º do ranking, reverteu dois anos consecutivos de perdas, recuperando 4,8% face a 2016.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill