O navio foi o Containerships Nord, da Containerships, uma subsidiária do grupo, e foi abastecido pelo navio Cardissa, da Shell, na primeira operação do género feita com um navio do universo CMA CGM
Expedição Five Deeps

A empresa finlandesa Containerships, uma subsidiária do grupo CMA CGM, procedeu à sua primeira operação de abastecimento (bunkering) de gás natural liquefeito (GNL) no passado dia 24 de Janeiro, no porto de Roterdão. A operação consistiu numa transferência de 234 metros cúbicos de GNL do navio Cardissa, da Shell, para o navio Containerships Nord, o primeiro da frota da CMA CGM alimentado a GNL.

O Containerships Nord, com capacidade para 1.400 TEU, foi construído nos estaleiros Wenchong, na China, é também o primeiro de uma série de quatro navios a GNL encomendados pela Containerships, dos quais os restantes três serão entregues este ano, referem meios de comunicação internacionais. O GNL agora transferido é suficiente para duas viagens de ida e volta do navio entre Roterdão e São Petersburgo, pelo canal de Kiel, segundo a empresa.

Estes navios têm uma autonomia de 14 dias a GNL e serão abastecidos uma vez em cada viagem do serviço regular da empresa os seus portos principais no Mar do Note e Mar Báltico. Todos serão abastecidos por navios da Shell, incluindo o Cardissa, em Roterdão.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill