Esta é a previsão da federação dos retalhistas dos Estados Unidos, que antecipa um aumento das importações contentorizadas, induzida por nova legislação fiscal para as empresas e pela evolução positiva do emprego
DVB Bank

Este promete ser um bom ano para os portos de carga contentorizada dos Estados Unidos, segundo antecipa Jonathan Gold, vice-presidente da U.S. National Retail Federation (NRF), a federação representativa dos retalhistas dos Estados Unidos, citado pelo World Maritime News. “Prevemos um crescimento significativo das vendas este ano, o que significa que os retalhistas terão que importar mais mercadorias para satisfazer a procura”, refere o mesmo responsável.

Para Jonathan Gold, a previsão baseia-se no aumento do emprego nos Estados Unidos e no aumento da confiança associado ao programa de reformas fiscais anunciado pela Administração Trump. Segundo refere o jornal, dados da NRF agora divulgados apontam que no primeiro semestre deste ano as importações nos principais portos de retalho dos Estados Unidos deverão crescer 4,9% face ao período homólogo de 2017.

Tais dados surgiram um dia depois de terem sido divulgadas projecções das vendas de retalho para 2018 no país, que apontam para um crescimento entre 3,8% a 4,4%. Embora o volume de vendas e o de carga não se correlacionem directamente, dado que nas mercadorias só se contam os contentores, não o valor do seu conteúdo, estes dados não deixam de constituir um barómetro das expectativas dos retalhistas, refere o jornal.

Recorde-se que o índice da NRF sobre os portos (elaborado pela Hackett Associates), o Global Port Tracker, abrange os portos norte-americanos de Los Angeles/Long Beach, Oakland, Seattle e Tacoma, relativamente à costa oeste, bem como os de Nova Iorque/Nova Jersey, Port of Virginia, Charleston, Savannah, Port Everglades, Miami e Jacksonville, relativamente à costa leste, e ainda o de Houston, na costa do Golfo.

Estes portos movimentaram 1,72 milhões de TEU em Dezembro de 2017, menos 2,1% do que no mês anterior. Uma quebra justificada pelo facto de as mercadorias da época já estarem quase todas no país em Dezembro. O total anual, porém, foi de 20,5 milhões de TEU movimentadas nestes portos, superando o recorde do ano anterior em 7,6%.Um ano considerado notável em termos de importações contentorizadas, segundo o fundador da Hackett Associates, Ben Hackett, citado pelo jornal.

As estimativas da NRF apontam para uma movimentação de importações na ordem das 10,3 milhões de TEU no primeiro semestre deste ano (os tais 4,9% de crescimento face a 2017), assentes num aumento em todos os meses, excepto Março, quando deve cair 1,1%. Nos restantes meses do semestre, a previsão é sempre de crescimento, entre 2,8%, em Maio, e 14,8%, Fevereiro.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill