Em 2017, o porto de Sines subiu três lugares no ranking dos 100 principais terminais de contentores do mundo publicado pela Alphaliner face ao ano anterior
Ligação Sines-Caia

O porto de Sines subiu da 91ª para a 88ª posição no ranking TOP-100 de Terminais de Contentores da consultora Alphaliner referente a 2017, face a 2016. No plano europeu, o porto de Sines manteve a 15ª posição. A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recorda que esta subida ocorreu “no mesmo ano em que a carga contentorizada assumiu, pela primeira vez, o lugar cimeiro no que diz respeito aos índices de movimentação no porto de Sines”.

Em 2017, o terminal de contentores do porto de Sines registou um aumento de 10,3% na movimentação de carga face ao ano anterior, o que correspondeu a 42% de toda a mercadoria movimentada no porto. Todavia, a APS admite que no primeiro trimestre deste ano o movimento total de carga no porto de Sines tenha registado uma quebra de 18%, essencialmente devido às condições climatéricas do início de Março, que “inviabilizaram a realização de algumas operações portuárias, contribuindo para um decréscimo de movimentação em todos os segmentos de carga”.

A APS prevê uma recuperação na actividade do porto, com “um incremento nos volumes totais até ao final do ano”, apesar do clima adverso, das variações entre procura e consumo e das paragens técnicas das unidades produtivas do complexo de Sines.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill