Aumento de 15% no tráfego de contentores induziu crescimento de 10% no movimento de mercadoria
Puertos del Estado

Em 2018, o porto de Barcelona registou 67,7 milhões de toneladas de carga, mais 10% do que no ano anterior e um recorde para a infra-estrutura. Segundo a Autoridade do Porto de Barcelona (APB), este resultado foi fortemente induzido pelo aumento no tráfego de carga contentorizada, que cresceu 15% face a 2017. E adquire especial significado por ocorrer um ano depois de o porto ter registado um aumento de tráfego de 32,5% e ter sido o que teve o crescimento mais rápido da Europa.

Segundo a APB, o transhipment de carga contentorizada no porto cresceu 35% e foram obtidos recordes no movimento de granéis líquidos (+5,2%), sobretudo hidrocarbonetos, com destaque para o aumento de movimento de biofuels (+34,8%). Já os granéis sólidos (-4,7%), sobretudo devido a menos exportações de cimento, e os veículos (-3%) registaram quebras.

Também em 2018, o porto de Barcelona recebeu 4,4 milhões de passageiros, mais 8,6% do que em 2017, o que também constitui um recorde, dos quais 1,4 milhões foram utilizadores das linhas regulares de ferries e 3 milhões foram passageiros de cruzeiros.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill