Projecto-piloto visa introduzir biofuel marinho na frota do porto
Porto de Amsterdão

O porto de Amsterdão e o seu parceiro GoodFuels lançaram um projecto-piloto para implementar a utilização de biofuel marinho sustentável na frota do porto. Se o projecto tiver êxito, permitirá reduzir a pegada de carbono do porto em 14 por cento.

“A iniciativa faz parte dos esforços do porto de Amsterdão para reduzir a sua pegada de carbono”, refere um comunicado daquela autoridade portuária, no qual se refere que “o diesel usado pelos navios do porto representam 50% dessa pegada”.

Para as autoridades portuárias de Amsterdão, “o porto está a assumir a sua responsabilidade, liderando pelo exemplo e promovendo um transporte marítimo limpo” e esta é apenas uma das iniciativas em que se envolveu para cumprir este objectivo.

Recordando que os biofuels são produzidos a partir de material orgânico (biomassa), ao invés de fontes fósseis, como o petróleo e o gás, o porto de Amsterdão esclarece que neste caso decidiu usar biofuel marinho hidrogenado.

O gás de hidrogénio limpo usado no processo de produção removeu as impurezas dos seus componentes, dando origem a um biofuel de elevada qualidade. O projecto-piloto decorrerá por um período de quatro meses.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill