Depois da proibição provisória de desmantelamento de navios tanque em Gadani, os estaleiros preparam-se para retomar essa actividade, ainda que sujeita a apertadas medidas de segurança relacionadas com a limpeza dos navios
Desmantelamento de navios

Os estaleiros de desmantelamento de navios em Gadani, no Paquistão, poderão voltar a receber navios tanque, actualmente proibidos, na sequência de acidentes mortais ocorridos no final do ano passado, refere o World Maritime News. O jornal esclarece, porém, que a situação só ocorrerá sob grandes restrições relacionadas com a limpeza dos navios, prévia à sua entrada nos estaleiros, segundo fonte da GMS, um comprador de navios para reciclagem.

O jornal refere ainda que com a clarificação das medidas orçamentais no Bangladesh e no Paquistão, dois importantes destinos internacionais dos navios em fim de vida, os agentes do negócio para reciclagem de navios nestas paragens retomaram o seu dinamismo e os estaleiros locais começam cada vez mais a recuperar actividade.

Recorde-se que no caso do Bangladesh, chegou a ser anunciado um imposto sobre o valor acrescentado a incidir nos navios adquiridos para reciclagem. A pressão dos compradores de navios para esse efeito, todavia, terá surtido o seu efeito e a medida foi revertida, pelo menos, por dois anos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill