A Maritime Arctic Transport LLC é a nova empresa de transporte marítimo da Novatek, que também anunciou projectos para um terminal de transhipment para uma antiga base de submarinos
Novatek

A Novatek, a principal produtora independente de gás natural da Rússia, decidiu criar uma subsidiária para o transporte marítimo, denominada Maritime Arctic Transport LLC, com o objectivo de optimizar os custos, explorar as competências de navegação pelo Árctico e centralizar a gestão da sua frota na região Árctica, conforme anunciou a empresa em comunicado.

A este propósito, Leonid Mikhelson, Chairman da Novatek, considerou que a estratégia de longo prazo da empresa “prevê um crescimento significativo na produção de gás natural liquefeito (GNL), da vasta jazida de hidrocarboneto da companhia situada nas penínsulas de Yamal e Gydan na zona Árctica, superior a 55 milhões de toneladas anuais até 2030”.

Neste sentido, “estabelecer um modelo de navegação na Rota do Árctico é uma das nossas prioridades para cumprir a estratégia de longo prazo”, referiu o mesmo responsável, acrescentando que “criar uma companhia de navegação própria apoia integralmente este objectivo e optimizará o custo do transporte, garantido uma estrutura equilibrada e de gestão centralizada que melhorará a competitividade nos projectos da Novatek para o Árctico”.

Recode-se que a Novatek, em parceria com a Chinese National Petroleum Company (CNPC), a Total e o Fundo da Rota da Seda exploram conjuntamente o proejcto de GNL na península de Yamal, no Árctico russo. Segundo o World Maritime News, desde o último trimestre de 2017 que mais de dois milhões de toneladas de GNL já foram embarcadas a partir das instalações de Yamal.

Entretanto, de acordo com o Maritime Executive, a Novatek terá confirmado planos para criar uma plataforma de transhipment, a construir numa antiga base de submarinos na península de Kamchatka, no Extremo Oriente russo. O custo será de 1,2 mil milhões de euros e terá uma capacidade para movimentar até 20 milhões de toneladas de GNL por ano.

Segundo a publicação, já decorrem obras no terminal de Bechevinka (situado na antiga base), que funcionará como plataforma logística chave para o projecto de GNL de Yamal, bem como para futuros projectos de GNL no Árctico. Desse terminal, o GNL será transferido em navios para navegação específica no Árctico para navios convencionais que se deslocarão para clientes da Ásia-Pacífico.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill