A MacGregor e a Rolls-Royce assinaram um Memorando de Entendimento para investigação tendo em vista o desenvolvimento de navios porta-contentores autónomos e novos sistemas de carga a bordo de navios-tanque.

Sendo a Rolls-Royce uma das empresas pioneiras na investigação e desenvolvimento de tecnologia tendo em vista a futura construção de navios autónomos remotamente controlados, o respectivo Director de Sistemas, Asbjørn Skaro, acredita ser possível ter um navio desse tipo no mercado até ao final da década, o que obriga, naturalmente, a automatizar inúmeros procedimentos hoje manualmente a bordo dos navios, aí residindo exactamente a importância da nova colaboração com a MacGregor.

De facto, a MacGregor é uma empresa fornecedora de serviços e soluções de engenharia marítima, incluindo, muito em particular, a indústria offshore, afirmando Pasi Lehtonen, Vice-Presidente para a Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e Marketing, verem continuamente ao longo da sua actividade  muito desperdício de esforço em procedimentos erradamente pensados, conduzindo não apenas à colocação em risco de segurança em termos de cargas mas, acima de tudo e mais gravemente, a gerar ambientes e condições de trabalho potencialmente perigosas.

Nesse enquadramento, a colaboração entre a MacGregor e a Rolls-Royce tem como objectivo o desenvolvimento de novas soluções combinadas de hardware e software, aproveitando também o mais avançados desenvolvimentos tecnológicos em domínios como o de processamento do designado Big Data, comunicações e acesso em tempo-real aos mais vastos conjuntos de informação hoje disponíveis, permitindo assim o desenvolvimento de uma nova geração de sensores e consequentes sistemas de diagnóstico e controlo, levando assim também a uma crescente autonomia dos mesmos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill