O projecto tem o apoio da Noruega e visa tornar o país conforme a Convenção de Hong-Kong sobre desmantelamento seguro e sustentável de navios
Centre for Economics and Business Research

Foi recentemente lançada a segunda fase do projecto Safe and Environmentally Sound Ship Recycling in Bangladesh (SENSREC), implementado pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa), destinado a contribuir para que o Bangladesh atinja a conformidade com a Convenção Internacional para a Reciclagem de Navios Segura e Ambientalmente Segura (Convenção de Hong-Kong), referiram vários meios de comunicação internacionais.

O projecto SENSREC, previsto para 19 meses e estimado em cerca de 960 milhões de euros, ao abrigo de um acordo de auxílio assinado com a Noruega e que tem outros parceiros, como o Secretariado das Convenções de Basileia, Roterdão e Estocolmo sobre protecção da saúde e do ambiente face resíduos e produtos químicos perigosos (BRS Conventions Secretariat), a Organização Internacional do Trabalho e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO, na sigla inglesa).

Na primeira fase, o projecto permitiu realizar estudos económicos sobre reciclagem de navios no Bangladesh e desenvolver material de formação, planos para a capacitação do país nessa matéria e um design preliminar para uma infra-estrutura de armazenamento, tratamento e disposição de resíduos perigosos resultantes das operações de desmantelamento de navios.

De facto, alguns estaleiros do Bangladesh já conseguiram êxitos no seu desempenho em termos de segurança ambiental, como o PHP Shipbreaking and Recycling Industries of Bangladesh, que no início deste ano reciclou um navio de acordo com os requisitos da Convenção de Hong-Kong e foi o primeiro estaleiro de desmantelamento de navios do país e obter uma certificação de conformidade com aquela Convenção.

A segunda fase do projecto, agora lançada, incidirá na capacitação do Bangladesh para desenvolver um roteiro para a reforma legal, política e institucional destinado a apoiar o país no caminho da conformidade com a Convenção de Hong-Kong e na formação de diversos interessados nesta matéria.

Na cerimónia de lançamento desta segunda fase do SENSREC, o Embaixador da Noruega no Bangladesh, Sidsel Bleken, reconheceu que na primeira fase do projecto, o Bangladesh registou progressos no desenvolvimento de padrões de saúde, segurança e ambiente em termos de desmantelamento de navios , bem como na formação de trabalhadores.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill