Kjell Inge Røkke, principal acionista da empresa Aker ASA, já encomendou o navio de pesquisa de 180 metros, que estará pronto em 2021 e começará por servir projectos de pesquisa qualificados.
Património Cultural Subaquático dos Açores

O magnata norueguês Kjell Inge Røkke, principal accionista da empresa Aker ASA, está a garantir a construção de uma nova embarcação de pesquisa de 180 metros (600 pés), que se tornará a maior embarcação deste tipo, segundo o Maritime Executive, para ser operada por uma das suas empresas, a REV Ocean.

A embarcação de cerca de 306 milhões de euros apresenta um amplo espaço de laboratório, plataforma de lançamento fechada no lado da porta e poderá acomodar 90 investigadores mais tripulação.

O arquitecto do Mónaco, Espen Øino, desenhou a embarcação e a empresa norueguesa Vard, construirá o casco na Roménia, para entregar em 2021.

Além de fundos para a construção da embarcação, Røkke destinou cerca de 130 milhões de euros para, nos primeiros três anos de operação, disponibilizar gratuitamente a embarcação a projectos de pesquisa qualificados. Com interesse particular em ciência climática, gestão de pesca, acidificação oceânica e poluição marinha.

“Røkke fez grande parte de sua fortuna a partir do oceano, sendo portanto natural para ele escolher melhorar a saúde oceânica como objectivo filantrópico. A REV Ocean tem a sorte de ter um empresário tão dedicado”, referiu a CEO da empresa, Nina Jensen.

A REV Ocean também quer criar um centro de tecnologia oceânica fora de Oslo, um projecto que se denomina «Sede Mundial dos Oceanos», que seria construído e controlado pela Aker ASAS.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill